Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de outubro de 2022

Caminhando para a Vida (passo 4/final)

 


Três coisas que você precisa fazer.

Jo.14:21

Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”

1º Estudar a Bíblia

Como estudar sabiamente a palavra de Deus?

1.       Leia a Bíblia diariamente

Ela é o alimento para sua alma. Assim como seu corpo é alimentado todos os dias, sua alma também precisa. Um dia que você passar sem alimentar sua alma enfraquecerá sua fé, sua esperança e seu amor. Ficará sujeito a tropeços.

Você pode ler pelo menos um capítulo por dia. Escolha o melhor horário e melhor local. Separe tempo para o estudo da bíblia.

Jó 23:12

Não me afastei dos mandamentos dos seus lábios; dei mais valor às palavras de sua boca do que ao meu pão de cada dia.

2.       Leia a bíblia de modo sistemático

Não é bom ler uma parte de um livro hoje, e uma parte de outro livro amanhã, pois os livros são diferentes entre si.

Ninguém lê um livro de modo aleatório. Comece do começo, ou seja, se Gênesis. No Antigo Testamento haverá passagens que poderão ser difíceis de entender, mas elas serão esclarecidas quando você chegar na leitura do Novo Testamento. Você também poderá tirar suas dúvidas com a pessoa que te levou a Cristo, com seu pastor e no culto de ensino da igreja.

3.       Leia a Bíblia com paciência

Há palavras difíceis de compreender, muitas expressões que você não está acostumado. Sua leitura poderá ficar cansativa as vezes, quando por exemplo, estiver lendo capítulos como o primeiro de Mateus, onde haverá muitos nomes diferentes.

Lembre-se de duas coisas:

- Isso é um processo normal, não encare isso como má vontade de sua parte;

- Você poderá entender uma passagem bíblica com outra passagem que lerá mais adiante. O processo de crescimento é vagaroso, mas precisa de constância. Portanto, não desanime. Ninguém sabe tudo.

Para entender certas palavras difíceis, usar uma Bíblia com uma linguagem mais acessível é uma boa opção. Sugestões: Nova Versão Internacional, King James Atualizada, Nova Almeida Atualizada, Versão Transformação, Versão Contemporânea.

4. Leia a Bíblia em espírito de oração.

Ore antes, durante e depois da leitura. Antes de consultar qualquer auxílio extra, como dicionário bíblico, comentários de bíblias de estudo ou comparar versões de traduções. Ore pedindo auxílio ao Espírito Santo.

A bíblia não é uma revista mensal ou uma novela. Nela você encontrará o caminho para a vida, e por vezes a vontade de Deus para aquele dia quando estiver lendo. Sem conhecer Cristo você não poderá segui-lo.

Não tenha pressa ao ler. Ao terminar sua leitura diária, medite em cada palavra que acabou de ler.

Jo.14:26

Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.

Deixe que a Palavra penetre no seu coração.

Sl.119:11

Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.

5.Leia a bíblia repetidamente

Dizer que não precisa mais ler porque acabou de ler, é dizer que não precisa mais comer só porque acabou de comer.

Certamente haverá passagens que você não entenderá ao ler a primeira vez e cada leitura será diferente de acordo com o que Deus deseja te falar, sua idade e circunstâncias.

A bíblia é tão maravilhosa que a vida toda não é suficiente para aprender tudo o que ela tem para nos ensinar.

6.Conselhos práticos

- Você pode anotar em um caderno o que Deus está te falando naquela leitura.

- Memorize versículos bíblicos, eles serão úteis em diversas situações.

- Marque com um lápis os versículos que mais lhe falaram ao coração na leitura do dia.

2º Orar

Ef.6:18

Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.

A oração é a respiração da vida espiritual.

Quando você ama alguém, você sempre deseja lhe falar muitas coisas em cada encontro. E você deseja que os encontros sejam cada vez mais frequentes.

Isso é uma verdade no seu relacionamento com Deus? Temos a necessidade de se comunicar diariamente com Ele.

1.       Como orar?

- Ore todos os dias e em todas as ocasiões.

1 Ts.5:17

Orem continuamente.

A leitura da bíblia e a oração devem andar juntas. Conversando com Deus você se aproxima dele e na presença dele você tem tudo o que precisa: paz, segurança, provisão etc.

- Ore com fé.

Não são palavras bonitas que move o coração de Deus, mas a fé.

Mc.11:24

Portanto, eu lhes digo: Tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá.

- Ore em nome de Jesus

Jo.14:13

E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho.

Abra seu coração diante de Jesus e Ele te responderá.

- Ore com paciência

Oração é um exercício espiritual. Nem sempre as respostas vêm imediatamente, por isso é necessário perseverar e não desistir.

Lc.18:1

Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.

Às vezes a resposta não será exatamente como você deseja, por isso é necessário conhecer mais e mais a Palavra de Deus para descobrir a vontade de Deus.

1 Jo.5:14

Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvirá.

- Ore com ações de graça

Isto é, com alegria, reconhecimento e gratidão.

Orar não é mendigar, não é um clamor de um derrotado. Deus Pai deseja dar o que você precisa na hora certa na forma certa. Um coração grato move o coração de Deus.

1 Tm.2:1

Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens.

2.       O que dizer na oração?

Fp.4:6

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.

Não há regras para a oração. Mas existe finalidades específicas na oração.

1.       Louvor: adorar ao Senhor pelo que Ele é e pelo que Ele faz.

2.       Confissão: reconhecer nossos pecados e fraquezas.

3.       Súplicas: apresentar necessidades diárias, pedir renovo, perdão e direção nas decisões.

4.       Intercessão: orar por outros, pela obra missionária, pela igreja.

5.       Ações de graças: agradecer pelo amor e cuidado diário de Deus, pelas bençãos recebidas, inclusive a maior de todas – a salvação.

Seja objetivo e sincero na sua oração. Lembre-se que Deus já conhece seu coração e não podemos esconder nada do Senhor.

Não esqueça:

- Ore no nome de Jesus: faça isso ao final da oração. Só Ele é nosso intercessor (1 Tm.2:5)

- Termine sua oração dizendo amém: essa palavra é uma palavra de confirmação no mundo espiritual. Quando estiver no culto público e outra pessoa orar, você deve concordar dizendo amém.

- Você pode orar antes das refeições agradecendo e abençoando o alimento, como Jesus fez na multiplicação dos pães e peixes.

- Se você na sua casa ou trabalho, não tem um lugar para orar em voz alta, não se preocupe. Não é o volume da voz que faz a diferença, mas a fé.

3º Testemunhar

Ou seja, compartilhar a boa notícia de Jesus com outros.

At. 1:8

Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.

O que é uma testemunha? É alguém que fala do que viu, ouviu e viveu e sabe que é verdade. Uma testemunha conta suas experiências sobre o fato.

Você é chamado para ser testemunha de Jesus. Isso é uma honra. Se você de fato ama alguém, você não reluta em falar desse alguém com todos os que encontrar, e o faz isso naturalmente.

Você falará do amor de Deus, como você o encontrou, entendo o sacrifício de Jesus na cruz, sendo perdoado e salvo por Jesus e como outros podem ter a mesma transformação em sua vida.

Jesus mandou que pregássemos o Evangelho a todos.

Mc.16:15,16

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.

Em resumo temos que contar aos outros a respeito do amor de Deus, da morte e ressurreição de Cristo e da salvação providenciada por Ele e que fora Dele não há salvação para o homem. Deixe claro que todos precisam confessar Jesus e se batizar nas águas para viver a nova vida de Deus! O céu é para todos os que se tornam filhos de Deus.

Um bom lugar para começar a falar de Jesus é na sua casa, no seu trabalho, escola ou faculdade, na sua vizinhança, ou seja, no seu ciclo de influência.

Comece a orar por eles, peça a Jesus que lhe dê as palavras certas e a oportunidade de falar-lhes.

Sempre haverá pessoas que jamais saberão que Cristo morreu por elas e que Ele está vivo a não ser que você mesmo lhes fale.

Jesus nos mandou espalhar a mensagem em todos os povos. Há muitos bairros, cidades próximas e regiões diversas do mundo em que a mensagem de Jesus ainda precisa chegar.

 Quando abraçamos a fé em Jesus jamais devemos andar sozinhos. Nós formamos uma família.

A importância de congregar

Quem deseja realmente seguir a Cristo e praticar seus ensinos deve se ligar a uma igreja, onde Cristo é exaltado e a bíblia é pregada como ela é.

Hb.10:25

Não deixemos de nos congregar como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros.

Sabemos que não existe uma igreja com pessoas perfeitas, mas há pessoas salvas e tementes a Deus, mesmo sujeitas a suas falhas e erros. Há até falsos irmãos. Mas isso não é motivo para deixar de assumir um compromisso com a igreja.

Quando nos tornamos membros ativos da igreja podemos aprender mais sobre a Palavra de Deus e crescer espiritualmente. Temos proteção espiritual quando somos pastoreados. Podemos nos envolver com a obra missionária, exercer nossos dons e talentos, ter comunhão com Cristo e com Seu corpo na terra, que é a igreja.

Não existe igreja de uma pessoa só. A igreja é um corpo e o corpo anda junto. Não há membro fora do corpo. É impossível ter comunhão com o cabeça (Cristo), sem ter comunhão com o corpo (a igreja).

1 Co.12:12,14,25

Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. O corpo não é feito de um só membro, mas de muitos. A fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros.

Não escolha qualquer igreja, veja sua história de fundação, conheça o pastor, veja o que de fato é pregado. Você precisa de uma igreja firmada em princípios bíblicos.

Jesus muda tudo.

Jo.3:16

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

O tamanho do amor de Deus pelo mundo (de tal maneira) gerou uma ação: ele deu o seu único filho. Esta ação tem um objetivo: que não pereçamos, mas tenhamos a vida eterna. Mas para que isso aconteça é necessário uma reação nossa a ação de Deus: crer.

O objetivo da ação de amor de Deus é trazer, nos conduzir a Vida. Qual vai ser sua reação?


Nenhum comentário:

Postar um comentário