Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de outubro de 2022

Caminhando para a Vida (passo 3)


 

Três coisas que você precisa ter.

1 Co.13:13

Agora permanecem estes três: a fé, a esperança e o amor, mas o maior destes é o amor.

1º Fé

Fé, esperança e amor. Toda pessoa que nasceu de novo, isto é, tornou-se nova criatura em Cristo, precisa destas três coisas para a saúde de sua vida espiritual.

1.       O que é fé?

Não é um pensamento positivo, não é uma expectativa de melhora, não é uma filosofia. É uma atitude baseada na Palavra de Deus. É o poder de acreditar numa pessoa, num acontecimento ou numa verdade.

Hb.11:1-3

Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho. Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que aquilo que se vê não foi feito do que é visível.

Qualquer religião exige fé, mas no cristianismo a fé vai além. Ela fala de um relacionamento íntimo com Deus.

Hb.11:6

Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.

Por isso precisamos conhecer a Bíblia, pois ela nos orienta e nos faz viver de acordo com o plano de Deus e não de acordo com os nossos desejos. É preciso fé para haver uma entrega do controle de nossas vidas.

2.       De onde vem a fé?

Jo.3:27

O homem só pode receber o que lhe for dado do céu.

A fé não é fruto da determinação humana, mas é o dom que Deus concede aqueles que recebem a sua Palavra.

Rm.10:17

Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.

Sua fé crescerá e se fortalecerá à medida que você tem a leitura, a meditação e o ouvir da bíblia e sua pregação como prioridades em sua vida.

3.       Em que necessitamos crer?

Que a Bíblia é a palavra de Deus infalível.

Que Jesus Cristo é o filho de Deus que morreu pelos nossos pecados e ressuscitou, subiu ao céu e voltará para julgar o mundo.

Que o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado.

Que o nome de Jesus tem poder para nos salvar, curar, libertar e derramar bênçãos sobre nós.

Que quando Ele voltar, seremos arrebatados para viver com Ele para sempre no céu.

2º Esperança

Rm.5:2

Por meio de Jesus Cristo obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

A palavra ‘esperança’ usada neste texto tem o sentido de:

- Expectativa com respeito à concretização das verdades bíblicas, ou seja, cumprimento das promessas e profecias.

- Expectativa em relação à graça de Deus e o plano dele me nossas vidas.

- Certeza do bem que receberemos, mesmo durante sofrimentos e dificuldades.

A esperança é a razão de nossa fé. Então, em que esperamos?

1.       Esperamos na vontade de Deus

Esperamos que a vontade de Deus seja feita em nossa vida. Vontade é o mesmo que plano, desejo, propósito.

Já aprendemos que Deus nos criou com um propósito definido. Nada é por acaso, tudo tem um propósito e é controlado pela vontade de Deus.

Rm.8:28

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

A mais elevada e a mais nobre de todas as esperanças é estar dentro da vontade de Deus.

Rm.12:2

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

2.       Esperamos na justiça de Deus

Deus não pode tolerar e injustiça, não pode ser subornado e nem parcial. É neste julgamento justo que depositamos nossa esperança.

Naturalmente, a justiça divina por vezes nos causará sofrimento e perplexidade, dúvidas e até indignação. Mas lembre-se:

Is.55:8,9

“Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos”, declara o SENHOR. “Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos.

3.       Esperamos no amor de Deus

Se tão somente esperássemos na vontade absoluta e justiça imparcial de Deus, nosso contato com Ele tornar-se-ia semelhante à relação que teríamos com um juiz: temerosa.

Poderíamos aceitar Sua vontade como sendo completa e absoluta, e a sua justiça reta e imparcial, porém nunca poderíamos ter comunhão com Ele.

Rm.8:15

Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”

O Espírito Santo nos leva a chamar Deus de papai. Ou seja, temos com Deus um relacionamento mais íntimo, de filho, para “paizão”. É confortante saber que pertencemos a um Pai que cuida de nós com todo carinho.

O amor do Pai não tem limites. Ele ama aqueles que o mundo odeia. Ele ama a todos sem distinção.

O amor de Deus é eterno e imutável. Ele ama o pecador.

4.       Vale a pena ter esperança?

Como resultado desta esperança, assumimos três atitudes fundamentais em nossa vida: paciência, humildade, certeza.

Quando você espera na vontade de Deus, Ele lhe dá paciência para suportar tudo até que a vontade Dele seja feita em sua vida.

Quando você espera na justiça de Deus, torna-se humilde de verdade. Sabemos que é não é nosso mérito, mas o preço pago na cruz que nos faz participantes das bençãos de Deus. Mesmo sem merecer, Ele nos ama.

Quando esperamos no amor de Deus recebemos perdão de pecados, paz de espírito, segurança da salvação e comunhão com Deus.

3º Amor

1Jo.4:7

Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

1.       A grandeza do amor

1 Coríntios 13 nos mostra como Deus deseja nos usar como instrumentos práticos nas ações diárias para refletir o amor dele. Veja os primeiros três versículos:

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei.

Estes versículos nos mostram qualidades que todos querem em sua vida espiritual, mas o que de fato vai valer a pena é o que condiciona todas elas: o amor.

Nossa vida deve ser vivida em amor.

2.       Como se expressa o amor? (vs.4-8a)

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba.

3.       Principais frutos do amor

a)       Compreensão

O amor de Deus em nós, nos faz nos esforçarmos para compreender o outro. Isso é o que remove as barreiras no contato com outras pessoas.

Compreender que somos diferentes e precisamos conviver neste mundo, é preciso exercitar nosso esforço de compreende os outros e evitar conflitos. Isso também exigirá paciência, pois nem todos percebem que você lhes dedica compreensão. Você como nascido de novo precisa fazer a diferença e não mais agir conforme os padrões ímpios.

b)      Perdão

Só perdoa quem foi perdoado. O amor de Cristo é perdoador. Deus perdoou seus pecados, assim também você precisa perdoar os outros. Não se pode perdoar sem amar, não se pode amar sem perdoar.

É preciso não só perdoar, mas ter a humildade de conceder perdão aos que te ofenderam. Não como um policial perdoaria um infrator, mas tendo a consciência que você também é um pecador.

Perdão não depende de seus sentimentos, mas da vontade de liberar o outro e libertar a si próprio do peso desnecessário.

c)       Serviço

Jo.13:12-17

“Vocês entendem o que lhes fiz? Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou. Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz. Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Agora que sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.

Não basta falar de amor, é preciso demonstrá-lo. Servir aos outros deve ser com motivos puros. Sem segundas intenções. Quem trabalha por dinheiro, é um trabalhador assalariado, não um servo.

Quer as pessoas reconheçam ou não seus atos de serviço em amor, continue servindo, pois quando você serve aos outros, é ao Senhor que está servindo.

Cl.3:23,24

Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.

É um privilégio poder servir as criaturas de Deus. Não espere recompensa. Servimos porque Deus nos amou primeiro, mesmo antes que tivéssemos amado a Ele.

Lc.6:27,28

Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam.

A bíblia nos orienta a não sermos farinha do mesmo saco. Por isso vale lembrar que um filho não tem apenas herança, mas também responsabilidades. O quarto passo rumo à vida é:

Nenhum comentário:

Postar um comentário