Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de outubro de 2022

Caminhando para a Vida (passo 2)


 Passo 2: Três coisas que você precisa crer. 

Mc.16:15,16 

E disse-lhes Jesus: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. 

1º A realidade do pecado 

Pecado quer dizer errar o alvo. Sendo assim, não se trata apenas de atos maus, mas sim a maldade, ou o impulso que leva o homem a cometer pecados. Devemos olhar para a causa e não só para o efeito do pecado. 

O que é o pecado? 

  1. Pecado é viver fora do padrão estabelecido por Deus. 

Rm.3:23 

Pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. 

A expressão glória de Deus significa ‘perfeição absoluta’. Deus estabeleceu um padrão perfeito para nossos pensamentos, ações, palavras, para toda nossa vida. Logo, para Deus não há tamanho de pecado. Não importa se é uma mentirinha ou um assassinato, por exemplo. Tudo o que está fora do padrão de Deus, é pecado. 

  1. Pecado é a quebra da lei divina. 

Estamos constantemente quebrando sua lei santa. Deus estabeleceu certas regras para que nós obedecêssemos e assim vivêssemos felizes. 

1 Jo.3:4 

Todo aquele que comete pecado, transgride a lei, pois o pecado é a transgressão da lei. 

O fato do ser humano ser infeliz é resultado direto da quebra da lei divina. 

  1. Pecado é p cultivo de ações, palavras e pensamentos maléficos. 

Mt.5:27,28 

Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo: Qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração já cometeu adultério com ela. 

  1. Pecado é omitir a prática do bem. 

O cristianismo não é uma religião do ‘não faça’, mas de faça! O Evangelho não é negativo, mas positivo. Ele exige e nos prepara para fazer o bem.  

Tg.4:17 

Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado. 

Há algum ser humano que não seja pecador? 

Rm.3:10 

Não há um justo sequer. 

Independente do seu grau de cultura, descendência familiar, posição social econômica ou religiosa, não importa seus talentos e capacidades, experiencias de vida – nada nos torna distantes de Deus, apenas o pecado que todos cometem, pois todos somos pecadores. 

2º A pessoa de Jesus Cristo 

Jo.3:16, 36 

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Todo aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas todo aquele rejeita o Filho não verá a vida, pois sobre ele permanece a ira de Deus. 

Triste é a situação do homem pecador. Impossível de por si só sair desta situação, mas Deus preparou um caminho para nós, através da maior demonstração de amor para conosco. Ele enviou Jesus para levar o castigo que devia ser nosso e assim nos salvar das amarras do pecado e da condenação eterna. 

Jesus não foi alguém que veio trazer uma nova religião, mas a única maneira de se relacionar com Deus adequadamente. (Jo.14:6). Ele não foi apenas um reformador moral, um filósofo notável ou um grande homem como muitos sugerem. Ele não é apenas um personagem da história. 

Jesus Cristo é Deus 

Ap.1:17,18 

Eu sou o Primeiro e o Último. Sou Aquele que Vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! 

Ele é o Criador de todas as coisas 

Jo.1:3 

Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.  

Ele é eterno 

Hb.13:8 

Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente. 

Ele não muda. Ele é santo. 

Jo.6:69 

Nós cremos e conhecemos que tu és o Cristo, o Santo de Deus. 

Jesus e Deus Pai são um. 

Jo.10:30 

Eu e o Pai somos um. 

Ele é todo poderoso. (Mt.28:18). 

Jesus veio para nos salvar 

Jo.3:15,19 

Para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna. A condenação é esta: A luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz porque as obras deles eram más. Todo aquele que pratica o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem vive de acordo com a verdade vem para a luz, a fim de que se veja claramente que as suas obras são feitas em Deus. 

Jesus Cristo é filho de Deus, Ele é Deus, mas veio na forma humana, nasceu de Maria por obra do Espírito Santo na cidade de Belém, em Israel. Nos primeiros 30 anos de sua vida terrena, Ele trabalhou, como filho de carpinteiro que foi. Nos últimos três anos aqui na terra Ele viajou por toda terra de Israel (Palestina) ensinando e proclamando a mensagem da salvação. Realizou muitos milagres. Seu ensino era novo, poderoso e com autoridade. Ele curou enfermos, ressuscitou mortos, confortou aflitos, comeu com os pecadores, auxiliou os fracos, levou ânimo e esperança aos desanimados e perdoou os pecados dos arrependidos. 

Após três anos de ministério público, Ele foi crucificado. Para isso Ele veio ao mundo. O preço dos nossos pecados precisava ser pago. Não havia outra solução senão a cruz. 

Rm.6:23 

Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, em Cristo Jesus nosso Senhor.  

Portanto, a morte de Jesus foi: 

Para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado. (Hb.9:26). 

Rm.5:18,19 

Consequentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens. Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos. 

A vitória da ressurreição 

A morte de Jesus, porém não foi o fim, Ao terceiro dia Ele ressuscitou, triunfando sobre a morte. Sua ressurreição é um fato e claramente registrado nas Bíblia. Diversas passagens do Novo Testamento relatam com detalhes. Não é uma fábula nem uma lenda. Foi testemunhado por mais de 500 pessoas.  

1 Co.15:3-6 

Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, segundo as Escrituras, e apareceu a Pedro e depois aos Doze. Depois disso apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, a maioria dos quais ainda vive, embora alguns já tenham adormecido.  

Os homens que escreveram os Evangelhos viveram durante o tempo de Jesus e testemunharam estes fatos. Cristo apareceu aos seus discípulos por quarenta dias. E então, regressou à mão direita de Deus Pai, de onde tinha vindo.  

Fp.2:6-11 

Embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. 

Jesus está com o Pai, porém permanece espiritualmente com todos os que o recebem como Senhor e Salvador. 

Mt.28:20 

E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos. 

Em razão de Jesus ser o filho de Deus, não há Nele pecado algum. Só um justo poderia pagar o preço do pecado e nos salvar. Como Ele viveu neste mundo, Ele conhece nossos sofrimentos, alegrias, esperanças e dores, as dificuldades e a felicidade humana. Ele cuida de todos os que o amam. Até nos detalhes. 

O homem só pode ser feliz quando encontra o caminho para Deus, e Jesus se apresenta como este caminho. 

At.4:12 

Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos. 

Só Ele pode nos perdoar, nos livra da culpa, nos tornar inocentes diante de Deus. Através de Jesus temos acesso a Deus. (Jo.14:6) O pecado nos separa de Deus, mas Jesus nos leva a Ele. 

3º A Vida Eterna 

Somente em Jesus podemos ser salvos. 

Que devo fazer para ser salvo? 

At.16:31 

Crê no Senhor Jesus e serás salvo. 

Não é só crer como um pensamento positivo. A ato de crer exige uma entrega e obediência total. Quem crer e for batizado, será salvo. (Mc.16:16). Esta entrega é expressa no batismo nas águas. Símbolo do fim da antiga maneira de viver e do início de uma nova vida. O que precisa para ser batizado? 

O ato de crer exige arrependimento dos pecados.  

Condições básicas para o arrependimento: 

  1. Reconhecer que somos pecadores, responsáveis diante de Deus por todos os pecados cometidos, sejam em pensamentos, ações ou palavras. 

  1. Considerar que nossos pecados afrontam a santidade de Deus, portanto só Ele pode nos perdoar. 

  1. Pedir a Ele que nos perdoe em nome de Jesus e decidir firmemente, com ajuda e fortaleza do Espírito Santo não voltar a cometer pecados. O pecado passa a ser acidental e não proposital. 

O ato de crer implica em confessar Jesus. 

Receber ou aceitar Jesus no coração como Senhor e Salvador pessoal, ou seja, só você pode tomar esta decisão. 

Não significa que Jesus não quer salvar todos, mas como vimos, cabe você decidir se quer ser salvo ou não. 

Rm.10:9,10 

Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.  

O que acontece com quem se arrepende e aceita Jesus? 

  1. Nos tornamos filhos de Deus; 

Jo.1:12 

Mas a todos os que o receberam, àqueles que creem no seu nome, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus. 

  1. Temos a certeza de que nossos pecados foram perdoados; 

1 Jo.1:9 

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. 

  1. Temos a certeza da salvação; 

1 Jo.5:12 

Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida. 

  1. Temos a vida eterna; 

1 Jo.2:25 

E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 

Rm.10:13 

Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. 

A salvação é um presente gratuito de Deus para nós. Você aceita? 

Este é um passo importante, mas nossa jornada rumo a Vida não acaba aqui. Todo filho tem uma herança. Nosso próximo passo fala de três coisas que você precisa ter. (Siga a postagem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário