Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de junho de 2012


O Combate da fé (parte 1)



Jd.3
Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da comum salvação, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.
Satanás é o pai da mentira, e como tal tem infiltrado no meio da igreja certos pensamentos que vem para por em dúvida a verdade de Cristo Jesus.
1-      Desfazendo um engano:
Definindo julgar:  "1) Decidir como juiz, dando sentença de condenação ou de absolvição (Êx 18.13; Dt 1.16). 2) Supor; imaginar; pensar (Lc 7.43; At 8.20)."
Hoje muitos estão empregando esta palavra “julgar” de maneira errônea. Hoje ninguém pode mais protestar contra o erro, pois já dizem que ninguém pode julgar ninguém. Mas veja que a Bíblia define julgar como emitir uma sentença, ou seja, ninguém pode dizer quem irá para o céu ou quem irá para o inferno, pois Deus é o juiz.  Isto sim Deus não aprova. Veja:
Rm.14:10
Tu, porém, por que condenas teu irmão? E tu, por que desprezas o teu irmão? Pois todos nós compareceremos perante o tribunal de Deus.
Lucas 6:37
— Não julguem os outros, e Deus não julgará vocês. Não condenem os outros, e Deus não condenará vocês. Perdoem os outros, e Deus perdoará vocês.
Na segunda definição a Bíblia define como “julgar” aquele que se precipita em dizer algo sem possuir as devidas provas. Veja:
Pv.6
16 Existem sete coisas que o SENHOR Deus detesta e que não pode tolerar: 17 o olhar orgulhoso, a língua mentirosa, mãos que matam gente inocente, 18 a mente que faz planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, 19 a testemunha falsa que diz mentiras e a pessoa que provoca brigas entre amigos.

Logo, não posso emitir sentença nem supor algo de alguém, mas a Bíblia nos dá base para protestar contra o pecado, falsas doutrinas:
Mt.12:33
Ou dizeis que a árvore é boa e o seu fruto, bom, ou dizeis que a árvore é má e o seu fruto, mau; porque pelo fruto se conhece a árvore.
Não se trata de pessoas, mas de atitudes.
Hoje Deus precisa levantar novos Luteros que não compactuem com ensinamentos que só satisfazem os prazeres dos homens e não a pureza do Evangelho.
O Evangelho é o poder de Deus para a libertação de todo aquele que crer, quantos tem andado em novidade de vida hoje nas igrejas?
Judas escreve a igreja ensinando a igreja a batalhar pela sua fé, ou seja, defender a verdade de Cristo que é o próprio Cristo. Você tem se levantado em favor da verdade, ou você compactua com a mentira?
Mt.28
11E, quando iam, eis que alguns da guarda, chegando à cidade, anunciaram aos príncipes dos sacerdotes todas as coisas que haviam acontecido. 12E, congregados eles com os anciãos e tomando conselho entre si, deram muito dinheiro aos soldados, ordenando: 13Dizei: Vieram de noite os seus discípulos e, dormindo nós, o furtaram. 14E, se isso chegar a ser ouvido pelo governador, nós o persuadiremos e vos poremos em segurança. 15E eles, recebendo o dinheiro, fizeram como estavam instruídos. E foi divulgado esse dito entre os judeus, até ao dia de hoje.
As pessoas investem milhões e dão a vida para propagar a mentira, mas o que estamos fazendo para defender e propagar a verdade?
Paulo defendeu sua fé:
1Co.
12Se a nossa mensagem é que Cristo foi ressuscitado, como é que alguns de vocês dizem que os mortos não vão ressuscitar? 13Se não existe a ressurreição de mortos, então quer dizer que Cristo não foi ressuscitado. 14E, se Cristo não foi ressuscitado, nós não temos nada para anunciar, e vocês não têm nada para crer. 15E mais ainda: nesse caso estaríamos mentindo contra Deus, porque afirmamos que ele ressuscitou Cristo. Mas, se é verdade que os mortos não são ressuscitados, então Deus não ressuscitou Cristo. 16Porque, se os mortos não são ressuscitados, Cristo também não foi ressuscitado. 17E, se Cristo não foi ressuscitado, a fé que vocês têm é uma ilusão, e vocês continuam perdidos nos seus pecados. 18Se Cristo não ressuscitou, os que morreram crendo nele estão perdidos. 19Se a nossa esperança em Cristo só vale para esta vida, nós somos as pessoas mais infelizes deste mundo.
20Mas a verdade é que Cristo foi ressuscitado, e isso é a garantia de que os que estão mortos também serão ressuscitados. 21Porque, assim como por meio de um homem veio a morte, assim também por meio de um homem veio a ressurreição.
Ele também nos ensinou a defender a fé:
1 Tm.6:12
Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas.
Devemos exortar (alertar) todos que estão sendo enganados pela serpente:
1Pe 3:15
15antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós,
Judas alerta a batalhar. A palavra “batalhar” (gr. epagonizomai) descreve a luta que o crente fiel deve travar na defesa da fé. Significa, literalmente, “contender”, “estar sob muita pressão”, ou “travar uma luta”. Devemos esforçar-nos ao máximo na defesa da Palavra de Deus e da fé segundo o NT, mesmo se isso nos for custoso e agonizante. Devemos negar-nos a nós mesmos e, se necessário for, sofrer o martírio em prol do evangelho (cf. 2 Tm 4.7).
 Batalhar pela fé significa tomar posição firme contra aqueles que, dentro da igreja visível, negam a autoridade da Bíblia ou distorcem a fé original anunciada por Cristo e pelos apóstolos; significa também pregar essa fé como verdade redentora a todos os povos. Quem é leal a Cristo e à fé integral do NT, nunca deve permitir que sua mensagem seja enfraquecida, caso a sua autoridade seja comprometida, sua verdade distorcida e seu poder e suas promessas enfraquecidas mediante explicações forjadas.

Veja:
2Tm.4
1Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: 2prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. 3Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; 4e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. 5Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.
Você sabe em que você crê? Ou é apenas levado pelos ventos de doutrinas e modismos que vem surgindo na igreja apostata destes últimos dias. Você tem raiz? Está alicerçado no Roha?
Não abra mão da verdade, que é o próprio Cristo.
Hb.10:23
Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário