Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Zelo



Zelo Jo.2:17


Zelo: Devoção ardente a uma pessoa ou a uma causa. Dedicação, cuidado.Ardor. Empenho solícito em procurar o bem alheio .Interesse,Confrontar.

Assim se define zelo. O zelo quando ele aparece vai queimando e dominando de uma forma inexplicável, de forma a te consumir. O Zelo nos faz realizar coisas que podem ser interpretadas como absurdas, e em vez de ser encarado como um ato de bravura em defesa do próximo, passa a ser encarado como um ato de desespero, desprezo, ofensa ou litigio de caráter pessoal. 
O zelo muitas vezes nos faz confrontar com palavras e ações radicais aqueles a quem queremos ver bem, crescendo e caminhando no caminho da vitória. Quem recebe o zelo (o cuidado com ardor), as vezes por se ferir não compreende que tudo não passou de um esforço desenfreado para mudar o curso de uma situação maléfica.
Jesus, possuído pelo ardor do cuidado, feriu fisicamente pessoas com um chicote,feriu com palavras duras, como geração má e adúltera, hipócritas, cachorrinhos, sepulcros caiados. A exemplo de seu pastor (João Batista) que utilizou palavras como raça de víbora. Seu discípulo (Paulo), também chegou  usar palavras como filho do diabo. 
Todos estes tomados pelo zelo, empenhados em ver seus seguidores em vida vitoriosa, foram confundidos como perturbadores da ordem pública, ofensores de sumo-sacerdotes. Suas atitudes foram encaradas como desacato a autoridades, agitadores, presunçosos e egocêntricos. 
Tiveram que pagar com a própria vida a vontade, o empenho, o esforço de ser benfeitores na vida de alguém. O cuidado foi interpretado como ofensa, crime, afronta.
O zelo é algo que nos faz por em risco nossa reputação pessoal para beneficio de outros. Nos leva a não desistirmos, ainda que o beneficiado cuspa em nosso rosto e seja o primeiro a cravar o prego em nossas mãos.
A recompensa do zelo, nem sempre se vê na mesma hora, mas a semente que é lançada brota nem que seja em terras vizinhas e não na própria vinha.
O zelo é uma recomendação a vida cristã (Rm.12:11), a negligência ao próximo é absolutamente condenada por Deus (Ez.3:18).Então a pergunta é: Até onde vão as loucuras por causa do zelo?

Quisera eu me suportásseis um pouco na minha loucura! Suportai-me, porém, ainda.
Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. 

2 Coríntios 11:1-2 

Quantas vezes pessoas foram confrontadas para que não se apartassem da simplicidade de Cristo? Para não cair em ciladas? 
O que nos conforta é que é Deus quem faz a ferida e é Ele quem a liga. E porque? para que Cristo seja formado em nós e para que o mundo saiba que o Pai repreende aquele que ama e assim Ele trata de nosso caráter e de nosso amadurecimento como filhos de Deus.
O zelo tem que vir do Senhor, e não de um simples ciúme humano, pois a obra humana sem Cristo não passa de um crime passional, é mera cólera infrutífera. Lembrando-se sempre que o Espirito é quem convence e que o nosso êxito está em praticar o amor,nem que seja com um chicote na mão. Se Deus está no controle, os frutos surgirão e você verá que não há vítimas, apenas vasos que foram quebrados e refeitos para honra do Oleiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário