Pesquisar este blog

domingo, 27 de maio de 2012



O Sacerdócio de todos os santos
1Pe.2:4,5,9,10
E, chegando-vos para ele, a pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. 9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós que, em outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.
A lei exigia que todos os primogênitos, fossem entregues a Deus, o que lembrava os israelitas do tempo em que Deus matou todos os primogênitos egípcios antes do Êxodo. O papel dos levitas na religião era de serem aceitos por Deus como substitutos pelos primogênitos de Israel.
As pessoas não decidiam se tornar sacerdotes. Elas se tornavam sacerdotes pela virtude da descendência sacerdotal. Eles lideravam serviços religiosos e ajudavam os israelitas a tentarem ter um bom relacionamento com Deus.
Em tempos atuais, a palavra "sacerdote" equivocadamente é usada para uma pessoa que lidera uma igreja. Mas no NT a palavra "sacerdote" é usada quando falamos de todos os cristãos, Por exemplo, Pedro escreveu que a igreja era um "sacerdócio real" (1 Pedro 2:9).
Os ministros são apenas os pais espirituais que ensinam sobre este sacerdócio. São instrumentos de Deus para aperfeiçoamento dos santos. (Ef.4:11,12)
Mas quando que os sacerdotes começaram a fazer a obra de Deus? O que significa ser um sacerdote? Para encontrar as respostas para essas perguntas, precisamos dar uma olhada na bíblia e nos eventos históricos que ajudaram moldar os sacerdotes de hoje.
As tarefas de um sacerdote são basicamente:
1-Intercessão (a base é o perdão – o que Deus irá fazer se não nos arrependermos, e o que Ele fará ao nos arrependermos. 2Cr.7:14); é dever do sacerdote interceder a Deus pelos pecados do povo.
Nm.6:11
E o sacerdote oferecerá, um para expiação do pecado, 
2-Adoração
Eles tinham que ser servos do tabernáculo e participar nos sacrifícios e adorações de Israel.
E aconteceu que, quando eles uniformemente tocavam as trombetas, e cantavam, para fazerem ouvir uma só voz, bendizendo e louvando ao SENHOR; e levantando eles a voz com trombetas, címbalos, e outros instrumentos musicais, e louvando ao SENHOR, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre, então a casa se encheu de uma nuvem, a saber, a casa do SENHOR; 
2 Crônicas 5:13
3-Eleição do governante.
Os sacerdotes eram responsáveis, juntamente com o sumo sacerdote, por declarar a vontade de Deus ao povo.
Então Samuel apanhou um jarro de óleo, derramou-o sobre a cabeça de Saul e o beijou, dizendo: “O Senhor o tem ungido como governante do Seu povo”. 
1 Samuel 10:1
Quando o justo governa, o povo se alegra, mas quando o ímpio governa, o povo sofre. 
Provérbios 29:2
A vontade de Deus é que possamos eleger governantes segundo o coração dele.
E dar-vos-ei governantes segundo o meu coração, os quais vos governarão com conhecimento e com inteligência. Jr.3:15
4-Ensino da palavra
Eles tinham que ensinar as ordenanças e as leis de Deus ao povo de Israel (Deuteronômio 33:10).
Eles ensinarão todas as tuas leis ao povo, queimarão incenso na tua presença e no teu altar oferecerão sacrifícios.
O texto de Pedro diz: para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
Conclusão:
1-      Todos os cristãos são sacerdotes em Cristo, assim como todos da tribo de Levi eram sacerdotes.
Ap.1:6
E fez de nós um reino de sacerdotes a fim de servirmos ao seu Deus e Pai. A Jesus Cristo sejam dados a glória e o poder para todo o sempre! Amém!
Como tal todos devem adorar, interceder, fazer missões (indo,intercedendo,investindo, discipulando, treinando, enviando (aqui está o voto – quando se voto no servo de Deus você está enviando um missionário para dentro do governo), implantando igreja), pois assim estaremos revelando a vontade de Deus ao povo.
2-      Não se deve chamar de levitas os que cantam e tocam na igreja, já que o sacerdócio levítico acabou. Na ressurreição de Cristo inaugurou-se um novo sacerdócio na ordem de Melquisedeque.
3-      Nosso sacerdócio, em Cristo, é superior ao levítico, pois temos autoridade para curar os enfermos, repreender demônios... (Mc.16:15-18).
Agora que você sabe que é sacerdote, e o que faz um sacerdote, exerça seu sacerdócio. A unção está sobre a igreja e não somente sobre o Clero. Quando todos os cristãos entenderem que não há separação diante de Deus entre clero e leigos, alcançaremos o mundo para Cristo, deixarão de ficar na posição de sanguessugas, apenas pedindo bens materiais. Todos são úteis no corpo de Cristo. Deixe Deus te usar! Somos salvos para servir e não para sermos servidos. O que o diabo mais quer é que você não exerça seu sacerdócio. Pastores hoje impedem do povo trabalhar e acabam rachando igrejas por não entender que todos são sacerdotes e que o papel deles é apenas orientar o exercício deste sacerdócio. È hora de sabermos quem somos em Cristo e viver esta novidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário