Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Responsabilidades da Ovelha

Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele, e não nós, que nos fez povo seu e ovelhas do seu pasto. Sl.100:3

Muito se tem ouvido sobre a responsabilidade de um pastor, mas pouco ou nada se fala sobre a responsabilidade de uma ovelha. Muitas ovelhas, se sentem a vontade para cobrar de seus pastores um pastoreio exemplar e sacrificial em benefício do rebanho, mas não se sentem confortáveis quando são confrontadas sobre suas atitudes.
Se somos ovelhas de fato, devemos compreender que não só o pastor, mas eu também devo cumprir com a responsabilidade que me é imposta pela Palavra de Deus.
Meditemos agora em tais responsabilidades:

1. Ovelha deve ouvir somente a voz do seu pastor e obedecê-lo:

Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. (Hebreus 13:7).

Obedeçam aos seus pastores e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês. (Hebreus 13:17).

2. Ovelha deve estar junto ao rebanho:

Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns. (Hebreus 10:25).

3. Ovelha deve contribuir com a manutenção da fazenda, mesmo que de forma sacrificial,  empenhando sua vida, doando carne, lã e leite:

"Pode um homem roubar de Deus? Contudo vocês estão me roubando. E ainda perguntam: ‘Como é que te roubamos? ’ Nos dízimos e nas ofertas. Vocês estão debaixo de grande maldição porque estão me roubando; a nação toda está me roubando. Tragam todos os dízimos ao lugar onde vocês tem suas necessidades espirituais supridas , para que haja a manutenção de minha casa. Ponham-me à prova", diz o Senhor dos Exércitos, Se assim fizerem, abrirei as janelas do céu e derramarei bênção tão abundante sobre vocês que nem sequer arranjarão espaço para a receber! Experimentem! Deixem-me que vos dê prova disso! (Malaquias 3:8-10).

Sim, vocês devem dar o dízimo, mas não devem esquecer as coisas de maior monta (Mateus 23:23).

Lembrem-se disto: o que semeia pouco, pouco também ceifará; o que semeia em abundância, abundância também ceifará. Cada um oferte segundo propôs no seu coração. Não como uma obrigação, porque Deus ama quem dá com alegria. (2 Coríntios 9:6,7).

4. Ovelha deve gerar outras ovelhas:

E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.
Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. (Marcos 16:15,16).

Não foram vocês quem me escolheram, mas eu vos escolhi a vocês e vos nomeei para irem e produzirem muito fruto, e fruto que perdure, de modo que o Pai vos dê tudo o que lhe pedirem em meu nome. (João 15:16).

5. Ovelha deve amamentar suas crias:

Não foram vocês quem me escolheram, mas eu vos escolhi a vocês e vos nomeei para irem e produzirem muito fruto, e fruto que perdure, de modo que o Pai vos dê tudo o que lhe pedirem em meu nome. (João 15:16).

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". (Mateus 28:19,20).

6. Os pastores sempre guiaram seus rebanhos a um lugar de paz e tranquilidade, onde havia água limpa e bom pasto. As vezes a viagem durava dias. Muitas vezes os pastores demoravam a retornar dos campos. Por esta razão a ovelha deve provê para o seu pastor. Provê a vestimenta doando a lã, provê a bebida doando o leite, provê o alimento doando a carne. O pastor cuida da ovelha e a ovelha cuida do pastor.

Qual é o soldado no exército que paga as suas próprias despesas? Alguma vez já ouviram de um agricultor que depois da colheita não tenha o direito de comer dela? Qual o pastor que não tenha direito de beber do leite do seu rebanho? Nem o que eu estou aqui a dizer são meras considerações humanas. Trata-se daquilo que diz a própria lei de Deus. Porque na lei que Deus deu a Moisés está escrito: Não ponhas uma mordaça na boca de um boi para impedir que coma do trigo que está a trilhar. Acham vocês que Deus estava a pensar apenas nos bois quando disse isto? Não se referia também a nós? Com certeza que sim. Tal como aqueles que lavram a terra, e que debulham o trigo devem contar em receber parte da colheita, os obreiros cristãos devem ser pagos pelos crentes a quem servem. Nós plantámos a semente espiritual nas vossas almas. Será pois muito esperar em troca apoio material? Vocês não sabem que aqueles que trabalham no templo alimentam-se das coisas do templo, e que os que servem diante do altar participam do que é oferecido no altar? Da mesma forma, o Senhor manda que aqueles que pregam as boas novas sejam mantidos pelos que o aceitam. (1 Coríntios 9:7-11,13 e 14). 

Os pastores da igreja, que cumprem zelosamente a sua missão, devem ser bem recompensados, digno de duplo salário, principalmente os que se dedicam não só à pregação como também ao ensino. (1 Timóteo 5:17).

Aqueles que recebem instrução sobre a palavra de Deus devem repartir os seus recursos com os que os instruem. (Gálatas 6:6).

7. Ovelhas devem honrar seu aprisco, ou seja, sua congregação e ajudar os mais fracos, deve se disponibilizar ao serviço cristão:

E quanto a vós, ó ovelhas minhas, assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu julgarei entre ovelhas e ovelhas, entre carneiros e bodes. Não lhes basta comerem em boa pastagem? Deverão também pisotear o restante da pastagem? Não lhes basta beberem água límpida? Deverão também enlamear o restante com os pés? Deverá o meu rebanho alimentar-se daquilo que vocês pisotearam e beber daquilo que vocês enlamearam com os pés? " ‘Por isso assim diz o Soberano Senhor a eles: Vejam, eu mesmo julgarei entre a ovelha gorda e a magra. Pois vocês forçaram passagem com o corpo e com o ombro, empurrando todas as ovelhas fracas com os chifres até expulsá-las, eu salvarei o meu rebanho, e elas não serão mais saqueadas. Julgarei entre uma ovelha e outra. (Ezequiel 34:17-22).

Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. (Romanos 15:1).

Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas. (Mateus 10:16).

8. Ovelha deve andar junto com seu pastor e não andar atrás de falsas doutrinas nem de outros pastos. Não segue pescadores de aquário : a ovelha só come da sua manjedoura e não come da manjedoura da sua vizinha. Não fica de igreja em igreja.

Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. (João 10:1-5).

9. A ovelha confia na direção do pastor:

Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. (Salmos 23:2).

10. A ovelha aceita a correção do pastor: quando uma ovelha teima em se desviar do rebanho, o pastor lhe quebra a pata e passa a andar com esta ovelha nos ombros até ela sara, para que ela aprenda a não se afastar mais de seu pastor.

A tua vara e o teu cajado me consolam. (Salmos 23:4).

E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela. (Hebreus 12:11).

 Por fim, vamos avaliar estes vídeos e aprender o que é ser ovelha de verdade:







Nenhum comentário:

Postar um comentário