Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Intimidade



Mt.25:
1Então, o Reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. 2E cinco delas eram prudentes, e cinco, loucas. 3As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. 4Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
1-      Em um casamento oriental, o noivo dirigia-se à casa da noiva para recebê-la das mãos dos seus pais;
Assim, Jesus veio ao mundo para nos resgatar.
2-      Depois, eram acompanhados por donzelas ou virgens e outros convidados até a casa do noivo ou dos seus pais, onde era celebrado o banquete nupcial. As damas de honra tinham a responsabilidade de preparar a noiva para o encontro com o noivo.
O cortejo geralmente começava ás 18h. Mas por alguma razão o noivo se atrasa e o cortejo se estende até meia noite.
Era necessário levar lâmpadas acesas, pois as ruas eram escuras.
Estas donzelas representam os chamados a servirem no Reino. Nós temos a responsabilidade de preparar a igreja para se encontrar com o noivo.
2Co.11
2Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.
As ruas eram escuras: este mundo tenebroso jaz em trevas, e precisamos apontar o Caminho através da Palavra de Deus.
Salmos 119:105
Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.
É através do nosso exemplo que muitos conhecerão a Deus:
Mt.5
14Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; 15nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. 16Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.
Não podemos negligenciar nosso chamado. Como poderemos preparar a noiva se não vivermos a Palavra? Muitos hoje tem negociado a fé e pregado um falso evangelho. Outros pregam e não vivem o evangelho. Estas são atitudes que ofuscam o Caminho, pois a luz não tem brilhado.
Mc. 1:3
Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.
O noivo parece ter se atrasado, mas será?
2 Pedro 3:9
O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.
3-      As lâmpadas eram acesas com azeite de oliva.
A única forma de andarmos na Palavra e fazermos a diferença, ou seja, da lâmpada estar acesa, é termos uma vida de intimidade com Espírito Santo. É Ele quem nos convence.
Ele é o óleo que precisamos para manter a luz acesa.
As lâmpadas que as virgens carregavam eram tochas que consistiam numa vara comprida com trapos ensopados de óleo na parte superior. Exigiam grandes quantidades de óleo para se manterem acesas e precisavam ser abastecidas a cada 15 minutos.
Por isso as virgens tiveram que levar óleo reserva em suas vasilhas. Isto nos fala da necessidade de recebermos o transbordamento do Espírito Santo. De termos uma vida de oração sem cessar.
Todo cristão recebe o Espírito Santo ao se converter, ou seja, tem azeite em sua lâmpada. Mas é preciso buscar o transbordamento do Espírito Santo. Não há como termos sucesso na obra de Deus sem azeite suficiente. É necessário termos uma vida dedicada de oração.
Lc.24:49
49E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.
Jesus adverte que para ser realizado a obra com excelência era necessário primeiro receber o azeite, ou seja, para que a lâmpada brilhe é preciso receber o Espírito Santo. Os apóstolos receberam porque estavam unânimes em oração. (At.1:14)
As dez donzelas foram recrutadas para realizar a obra, mas algumas queriam realizar na sua força. Sem azeite.
Sem uma vida de intimidade com o Espírito Santo, nos desviamos da Palavra e nossa luz deixa de brilhar.
O texto diz que quando se ouviu o grito que o noivo se aproximava, as virgens loucas pediram o óleo das prudentes. Mas não receberam.
A experiência de intimidade com o Espírito Santo é uma experiência individual.
As prudentes recomendaram que elas fossem comprar, ou seja, para manter a luz acesa é preciso pagar o preço do azeite. Para andarmos no Espírito há um custo, tal como renunciar o mundo, lidar com o ego, largar o pecado, amar ao Senhor acima de tudo e considerar tudo como perda por amor de Cristo.
Se você não tem intimidade com o Espírito Santo, que vem através da oração, o azeite acaba, a luz apaga, ou seja, fora da Palavra não tem como haver salvação.
O noivo veio e as loucas não estavam preparadas. Falharam na sua tarefa porque não tinha azeite. Quantos líderes fracassam por não ter intimidade como Espírito Santo, por terem uma vida de oração?
Quem tem vida de oração, é conhecido no céu. As loucas ficaram fora, pois o noivo lhes disse: não vos conheço.
Você tem cultivado uma vida de intimidade com Deus? Veja que as loucas e as prudentes foram chamadas, estavam na igreja, mas nem todas foram aceitas.
E se Jesus voltasse hoje?





Nenhum comentário:

Postar um comentário