Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Os Filhos que dão trabalho ao Pai



Lc. 15:25-32
25E o seu filho mais velho estava no campo; e, quando veio e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças. 26E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo. 27E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo. 28Mas ele se indignou e não queria entrar. E, saindo o pai, instava com ele. 29Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos. 30Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou a tua fazenda com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado. 31E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas. 32Mas era justo alegrarmo-nos e regozijarmo-nos, porque este teu irmão estava morto e reviveu; tinha-se perdido e foi achado.

Logo depois de ter sofrido a dor de perder um filho para o mundo, quando pensava-se que o Pai irai ter alívio em seu coração porque o filho mais novo voltou para casa, Ele teve que enfrentar a dor da rebeldia do filho mais velho.
Quantos filhos mais velhos tem se tornado um problema para Deus?
Analisaremos o comportamento do filho mais velho:
1-      Não estava em casa na hora que o irmão mais novo voltou; onde ele estava? No campo. Plantando suas próprias sementes, ou seja, tratando dos seus próprios interesses. O seu serviço e fidelidade ao Pai não era por amor ao Pai, mas ele via isso como obrigação e tinha interesses futuros de ser o chefe em lugar do Pai. Tem muita gente querendo aparecer mais que o próprio Deus!
Não deveria ele estar em casa? Hoje muitos estão ausentes na casa do Pai porque estão cuidando de seus próprios interesses. È neste momento que sua vida se torna infrutífera e ele passa a ter o serviço ao Pai como um fardo.
2-      A ausência do filho mais velho na casa do Pai o deixou desinformado: há muitos dentro da igreja que não entendem o mover de Deus, não se apercebem o avivamento que Deus está derramando dentro de Sua casa. Estão fora do mover de Deus, por estarem tão envolvidos consigo mesmo.
3-      Mas ele se indignou e não queria entrar: o filho mais velho ficou com ciúmes ao ver Deus exaltar aquele que se humilhou. Quando se rejeita a entrar na casa ele estava recusando a fazer parte do mover de Deus. Ele achava que só ele era digno de ser usado por Deus, os dons, o cargo, tinha que ser dele e não do outro que acabou de entrar na igreja. Quem não entra na visão está dividindo o corpo de Cristo, e quem divide está servindo ao diabo. Tem muito filho mais velho que está virando pedra de tropeço na vida de quem Deus levanta, está quebrando a unidade.
4-      Ele teve que ser confrontado pelo Pai: tem muita gente contendendo e questionando o próprio Deus! Achando-se justo e santo, até mais que os outros.
5-      Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos... ; agora ele começa a justificar-se e fazer barganha com Deus. Este comportamento foi censurado por Jesus – os fariseus que justificavam a si próprios diante do Pai.
6-      E nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos; o filho mais velho estava tão envolvido em seu próprio egoísmo que para ele as prioridades eram outras, em vez de almas (a prioridade do coração do Pai), a prioridade era o meu cabrito, ou seja, a minha bênção, a minha vitória, a minha prosperidade... Tem muito crente na igreja só para ser servido e não está disposto a servir. Que morram as almas e queimem no inferno, salvá-las não é importante, o importante é o meu cabrito, minha bênção! Como o Senhor Pai, deixa de me abençoar para salvar vidas? E o pior, quer que eu faça parte disto! Não sem antes ter meu cabrito!
7-      A turma do contra: tem sempre na igreja a turma do contra, a turma dona da razão. Os crentes velhos dão mais trabalho que os novos. Perderam o temor, são juízes, perderam o primeiro amor e querem matar quem Deus honra. São hipócritas! O filho mais velho humilha  e julga o mais novo: - Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou a tua fazenda... Ainda tem a coragem de dizer que o Pai está errado.
8-      Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas; o Pai diz: - Filho se você não tomou posse da bênção à culpa é tua mesmo, quem não mandou tomar posse? Eu já conquistei na cruz, é só pegar! Agora se você não pegou veio outro com fé e tomou posse. Não adianta dizer que a igreja está fria, que o pastor está com oração fraca, que Deus te abandonou... Você é que estava fora de casa, se você tivesse aqui e tivesse tomado posse da minha palavra, há muito já teria experimentado meu mover!
9-      Mas era justo; o Pai revela que sua justiça excede a justiça dos homens e que a prioridade dele é almas, e não o entretenimento egoísta de um crente que não serve como Ele serviu. Tem gente que só quer ser o primeiro...
10-   Veja que Jesus termina a parábola, mas não relata que o filho mais velho entrou em casa; mesmo sendo exortado por Deus tem crente que prefere ficar com as suas convicções erradas, prefere ficar roendo o passado (tantos anos te sirvo...) em vez de entrar no avivamento que Deus está derramando.
11-   O filho mais velho foi: indiferente, soberbo, juiz, sem afeição natural, sem amor, incapaz de se reconciliar com o irmão, não entendeu o mover de Deus e preferiu não participar, quebrou a unidade, foi contencioso, faccioso, irado. Sua frieza o fez servir ao Pai pro obrigação e interesses próprio, o que o impediu de tomar posse do que Deus tinha para ele.
O problema hoje da igreja não são os pródigos que necessitam de misericórdia, mas os filhos mais velhos que com sua soberba insistem em serem juízes e apostataram da fé. Nem entram no Reino de Deus e nem querem que outros entrem, quando vêem Deus movendo ficam de fora porque não tem a humildade de reconhecer que mais vale um pecador arrependido que noventa e nove que não necessitam de arrependimento.
Nunca seja um crente velho! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário